Anuncio
Inicio
Í n d i c e
Inicio
Equipo de Termas
Actualidad Termal
Aguas Minerales
Turismo Médico
Turismo sostenible
Talasoterapia
Amigos de las Termas
Rutas Saludables
Publicaciones
Guía de Balnearios
Estética Termal
Medicina Termal
Turismo Termal
Inversores
Buscar
Multimedia
Bookmark and Share



CRENOTERAPIA DAS DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO
Mario G. Carneiro (*)

Doctor in Medicine and Surgery.



Crenoterapia, é por definição qualquer tratamento pela água minero-medicinal. Esta não é uma simple agua potável de mesa que possa ser consumida sem inconveniente, mas sim uma água que faz bem a quem estiver indicada, no caso presente aos doentes com afecções do aparelho digestivo.

A Água Minero-Medicinal, não é um alimento, mas também não é um dedicamento que sería vendido nas farmácias. Consideramo-la um Elemento Natural de Cura tendo o seu máximo efeito à emergência. Estas águas brotan em varias localidades e constituem uma das riquezas naturais da Península Ibérica.

As Águas Minero-Medicinais são un complexo elemento natural de cura aplicadas no tratamento de determinados doentes com doenças crónicas, estando portanto excluídos todos os estados agúdos dessas doenças. Por comodidade de estudo classificam-se em varios grupos-tipo conforme os elementos químicos dominantes da sua constituição ou a sua temperatura na origem. Uma das suas indicações principais é no tratamento de afecções do aparelho digestivo, que também por comodidade de estudo se agrupam conforme o órgão mais atingido.

Conhecendo-se a complexidade de composição química das águas minero-medicinais e a interacção dos vários órgãos entre si no corpo humano, torna-se dificil generalizar a un grupo -tipo de águas a especificidade para tratamento de um grupo só de afecções de determinado órgão.

Ja há anos e. muito recentemente com técnicas científicas mais aperfeiçoadas, tem sido estudada a acção terapéutica de certos tipos de águas sobre certos tipos de doenças do aparelho digestivo confirmando o que empiricamente e por consenso médico -doente já se conhecia.

As águas minero-medicinais são divididas nos grandes grupos das oligometálicas, cloretadas, Sulfatadas,sulfúreas e Bicarbonatadas e estas ainda em sub-grupos; estão indicadas no tratamento de gastrites hipo ou hiperclorídricas, insuficiência hepática ligeira, congestão hepática, disquinésia vesicular, colecistite crónica,colecistectomizados e colites com obstipação ou diarreia; estão contraindicadas no tratamento de doenças degenerativas ou infecciosas agudas o aparelho digestivo, úlcera gástrica ou duodenal em actividade, colecistite calculosa (com cólicas ou ictericia) e colite ulcerosa.

Não havendo duas águas rigurosamente iguais no mesmo grupo, nem dois doentes iguais com o mesmo tipo de doença, compete ao Médico-Hidrologista indicar o tipo de água minero-medicinal certa para o doente certo e no momento exacto da sua afecção, entrando em linha de com todos os elementos adjuvantes no tratamento ao dispôr deste ramo de Medicina que é Ciência e Arte simultaneamente. (Conclusões da Palestra proferida nas II Xornadas Galegas de Termalismo. Colóquio Hispano-Português de Hidrologia Médica.1984).

* The Dr. Mario Gonçalves Carneiro has been founding member of TERMAS WORLD (1999-2015)

TERMAS WORLD AGENCY
 
Termatalia 2017

| Grupo Termas | Inversores |News Thermal | Consulting | Anúnciese en TermasWorld.com | Condiciones de Uso | Política de Privacidad |

Copyright TermasWorld ® 1999 - 2017 * All rights reserved worldwide












Viajar la mejor terapia



10 años de TermasWorld.com en la Red
Publicidad ISMH